Notícias | Postado em: 5 novembro, 2024
A importância de doar: projeto da Escola Champagnat Birigui fala sobre generosidade
Na Escola Champagnat Birigui, a professora Ângela Favero, junto à turma do 4º ano A, deu início ao projeto social Laços de Vida, que aborda a importância de praticar a generosidade por meio de ações de doação. A inspiração surgiu a partir de uma conversa em sala de aula, quando um dos alunos compartilhou sua experiência dizendo que foi doar sangue, mas na realidade foi coletar exames de rotina. A professora aproveitou o momento para explicar a diferença entre realizar exames e doar.
Conheça o projeto
O Laços de Vida não aborda somente a doação de sangue, mas também debate sobre doações materiais e até de tempo — gestos que, embora possam parecer pequenos, fazem uma grande diferença na vida de quem recebe e de quem doa. O projeto traz à tona questionamentos fundamentais, como: “Qual é a importância de doar? Como a doação transforma quem pratica esse ato?” Em uma era marcada pela individualidade, o projeto Laços de Vida reforça o valor da empatia e do compromisso social.
O que os estudantes aprendem com esta vivência?
A partir dessas reflexões, a professora Ângela incentiva os estudantes a pensarem na doação não apenas como uma transferência de bens ou serviços, mas como um ato de conexão humana. As crianças, guiadas por essa perspectiva, têm a oportunidade de entender que doar não é um ato restrito ao material: doar é também disponibilizar tempo, atenção e cuidado, fortalecendo laços e promovendo uma sociedade mais solidária e empática.
O Laços de Vida é, acima de tudo, um convite para que cada um, desde cedo, perceba o poder de suas ações e o impacto positivo que podem ter ao praticar a generosidade. O projeto social se destaca como um exemplo de como a educação pode cultivar valores essenciais, inspirando alunos e comunidade a adotarem o espírito de doação em suas vidas.
O que é o PIS?
O Laços de Vida faz parte do PIS (Projeto de Intervenção Social), que foi criado para formar integralmente os estudantes por meio da vivência em projetos. Caminhando ao lado dos valores ECH e da missão Marista, um dos objetivos do PIS é promover valores como a solidariedade, a justiça social e o respeito à diversidade.