Ensino Médio | Postado em: 4 novembro, 2020
#Giro pela prova de redação do Enem 2020
Confira nossas dicas para se preparar para esta etapa
A diferença entre assunto e tema
Por que entender a diferença entre assunto e tema é muito importante?
O tema é um recorte do assunto que é amplo, portanto, fique ligado: não fale da ideia geral.
Por exemplo, “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” foi o tema da redação do Enem em 2019. Numa visão mais ampla, aborda-se a democratização da cultura no país, tendo como centro da discussão o cinema. Foque no tema!
Você deve direcionar e contextualizar para construir seu ponto de vista em relação à democratização do acesso ao cinema no Brasil e, em seguida, criar argumentos para sua tese.
O que significa fugir ao tema?
Se você, na proposta de 2019, discutisse as características do cinema brasileiro, ou comparasse o cinema brasileiro com o americano, não estaria tratando da democratização do acesso ao cinema no Brasil. Se isso ocorresse, com certeza, a avaliação seria zero.
Como não tangenciar?
Tangenciar nada mais é do que fuga parcial. É quando você até iniciou uma discussão sobre o tema, mas tomou rumos diferentes.
Por exemplo, se você deve discorrer sobre a democratização do acesso ao cinema no Brasil e não aborda especificamente do Brasil, com certeza perderá muita nota por isso, portanto fique ligado a esses detalhes importantes.
Lembre-se de utilizar ferramentas simples depois da construção do seu texto.
Perguntas para se fazer:
Qual o tema da proposta? Foquei nesse tema? Qual o problema? Quais fatores fazem dele um problema? Existem culpados? Quais? Por que não se resolve?
Criei uma tese que vai garantir bons argumentos?
E por falar em tese…não perca as dicas na próxima edição!