Notícias das Escolas Champagnat | Postado em: 8 maio, 2023

Dia da Matemática: 7 filmes para gostar mais dos números

Mesmo sendo uma ciência exata, a Matemática pode ter ação, drama e muito suspense. Confira a lista para celebrar o Dia Nacional da Matemática

Em homenagem a Júlio César de Mello e Souza, conhecido como Malba Tahan, o Dia Nacional da Matemática é celebrado anualmente em 6 de maio. Ao longo de sua vida, Malba Tahan publicou 120 livros, sendo 51 deles sobre a Matemática, incluindo seu sucesso “O homem que calculava”. Embora a data tenha sido proposta em 2004, foi apenas em 2013 que a lei que institui oficialmente o Dia Nacional da Matemática foi sancionada.

Segundo Wesley Barbosa Dourado, mestre e professor em Matemática na Escolha Champagnat unidade Presidente Prudente, a Matemática é uma ciência que descreve o universo em todas as suas formas, e ultrapassa o seu tempo. “Historicamente falando, a Matemática desenvolveu técnicas para a sociedade que vão além do seu tempo, como a teoria dos números, por exemplo. Na época em que foi estudada, parecia não haver utilidade, mas atualmente é com base nela que temos a criptografia e a proteção de senhas no meio digital”, explica.

Apesar de muitos alunos acharem que a Matemática pode ser muito difícil, na verdade, de acordo com Dourado, ela é uma simplificação do mundo para o ser humano. “A matemática tenta simplificar ao máximo um problema muito complexo para um problema mais simples, que o ser humano sozinho não conseguiria resolver apenas com força braçal”, pondera e conclui: “uma coisa curiosa é que a disciplina é na verdade muito filosófica e a maioria das pessoas não a enxerga assim. A Matemática se assemelha muito à Filosofia pelo fato de ser uma arte de pensar, só que pensar usando linhas de lógica, o que nos remete também às linhas de programação por exemplo, e à ideia de de inteligência computacional.

Para comemorar a data, o professor selecionou sete filmes que ilustram como os números moldam a história e a trajetória da humanidade.

As Aventuras de Pi (2012)

Baseado no livro homônimo, do autor espanhol, Yann Martel, o filme recebeu 11 indicações ao Oscar e levou 4 estatuetas. O sucesso se deve à combinação de uma boa história, efeitos especiais e a atuação de Suraj Sharma, que encena Pi Patel, um jovem indiano que acaba naufragando durante a viagem até o Canadá. Ele acaba dividindo um bote salva-vidas com uma zebra, um tigre de bengala, um orangotango e uma hiena. O que é obra da sua imaginação, delírio, ou verdade, faz parte da trama para que o público avalie.

Matrix
A trilogia fez grande sucesso desde o lançamento do primeiro título em 1999. A história mostra um jovem programador de computador, Neo, que começa a ter dúvidas sobre o que é realidade ou não. Logo ele descobre que um sistema inteligente e artificial está manipulando as pessoas e criando uma ilusão virtual de um mundo real. Esse mundo baseado em dados e algoritmos complexos será combatido ao longo de três longas e explorado em outras curtas. A obra traz uma mistura de ciências exatas e filosóficas interessante.

Uma Mente Brilhante (2001)

Esse clássico foi vencedor do Oscar de melhor filme de 2002 e conta a história do matemático John Forbes Nash Jr., esquizofrênico e ganhador do Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel. É um drama muito interessante que mostra uma diferente aplicação da matemática – a teoria dos jogos – que mudou o mundo dos negócios e das relações de mercado. Trata também da luta de Nash contra a doença.

Estrelas Além do Tempo (2016)

“Um filme realmente inspirador, que mostra a luta contra o preconceito travada por grandes mentes femininas”, analisa o professor Bruno Machado Pereira Bueno. A história é baseada no livro “Hidden Figures”, de Margot Lee Shetterly, e conta a trajetória de três matemáticas negras, na década de 1960. Elas trabalham na NASA, e além de desafiar a gravidade para ajudar no projeto de conquista do espaço, também têm que lidar com o racismo e desconfiança da própria equipe.

O Contador (2016)

Com um toque menos dramático, mas ainda assim com muita Matemática, é um filme envolvente que vai agradar aqueles que gosta de números e de tramas com ação. O longa conta a história um homem que tem transtorno do espectro autista e enorme facilidade com números. Isso faz com que Christian Wolff, o protagonista, tenha uma vida dupla entre a contabilidade e o mundo da lavagem de dinheiro e terrorismo. Ao desvendar uma enorme fraude nos livros, ele também descobre que sua vida está em perigo.

Quebrando a Banca (2008)

“Um filme bem diferente, com uma pegada de ação e que aborda, além da probabilidade matemática, a relação do homem com o dinheiro”, conta Bruno. Números, principalmente quantias monetárias, podem ter um efeito negativo e é isso que mostra o filme. Ben Campbell (Jim Sturgess), é um jovem estudante do MIT, que precisa de dinheiro para pagar os estudos. Sua saída é recorrer ao jogo, após ser convidado para integrar um grupo de universitários em uma viagem a Las Vegas, liderada pelo professor e matemático Micky Rosa (Kevin Spacey). A vida extravagante e fora dos padrões põe em xeque o protagonista.

A Teoria de Tudo (2014)

“O longa metragem que dispensa comentários”. A Teoria de Tudo conta a história de um dos maiores cientistas da história, Stephen Hawking, que além de ter contribuído muito para o desenvolvimento da ciência ainda a aproximou das pessoas por meio de seus livros mais acessíveis, como o “Uma breve história do tempo”. A sua relação com a esposa, Jane Hawking, e a evolução da doença congênita, Esclerose Lateral Amiotrófica, trazem ainda mais proximidade para os fãs da ciência e do ícone que é Hawking.