Notícias das Escolas Champagnat | Postado em: 23 março, 2022

Robótica na sala de aula já é realidade em Adamantina

Aprendizado envolve tanto crianças como adolescentes e vão contribuir no desenvolvimento de habilidades no futuro

Entre as atividades tecnológicas que integram o universo da educação, a robótica ocupa um lugar especial. Além de cativar os estudantes pelas possibilidades de criação envolvidas com o processo, a robótica educacional proporciona outros benefícios como o estímulo ao trabalho em equipe, à pesquisa e a perseverança.

Em 2022, será ministrada a modalidade robótica, na Escola Champagnat, de Adamantina (SP). Fazendo uma ligação entre outros conteúdos estudados em sala de aula, a robótica interage por meio de práticas dinâmicas e relevantes que podem ser aplicadas fora do ambiente escolar.

Podem ser desenvolvidos projetos simples, como protótipos feitos com materiais de sucata ou peças de lego aliados a motores e sensores, que possibilitam a montagem de robôs com várias funções. Os estudantes partem de conhecimentos prévios para criar situações a serem solucionadas, incentivando a reflexão. O processo de aprendizagem dá importância ao planejamento e execução de projetos. Assim, se vivencia o trabalho em grupo, favorecendo a troca de saberes e o encontro de soluções autênticas.

“A robótica estimula competências fundamentais para o mundo do trabalho, tais como espírito investigativo, trabalho em equipe, planejamento, cooperação, diálogo, pesquisa e tomada de decisões”, explica o diretor da Escola Champagnat, de Adamantina (SP), Thiago Rafaeli.

A resolução de problemas, por exemplo, é uma das habilidades desenvolvidas com a prática da robótica que pode ser aplicada em diferentes áreas. Essas aptidões podem ser aplicadas tanto para relembrar o que já foi estudado quanto para instigar algum projeto de pesquisa e experimentação.

Quando entram em contato com uma experiência como essa, os estudantes vivenciam conceitos matemáticos e físicos, mas também aprimoram as suas capacidades mentais e de raciocínio lógico. A coordenação motora também é uma habilidade muito necessária para a robótica, além da busca constante em se superar. O desenvolvimento dessas competências vai ser benéfico para a vida toda e pode influenciar, inclusive, na escolha da profissão.

Lego Education

A divisão Lego Education responde pelos kits de robótica da empresa e foi criada em 1996, em parceria com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), ao desenvolver o Technic Computer Control, um programa para computador que controlava robôs construídos com Lego. Dois anos mais tarde, a Lego Education apareceu oficialmente com o lançamento do Mindstorms, o primeiro bloco programável. Atualmente, a Lego Education possui mais de 100 produtos em sua linha, que são direcionados desde crianças na Pré-Escola até ao Ensino Médio.