Programa de Aprendizagem Criativa estimula alunos e professores durante o período de isolamento social

Os alunos do Ensino Fundamental da Escola Champagnat de Presidente Prudente terão aulas utilizando o Programa de Aprendizagem Criativa da Faber-Castell. Em meio ao isolamento social, atualmente as aulas estão ocorrendo em ambiente online.

A iniciativa usa a metodologia de aprendizagem criativa da Faber-Castell desenvolvida em parceria com o pesquisador brasileiro Leo Burd, do Media Lab do Massachusets Institute of Technology (MIT) e em alinhamento pedagógico com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A aprendizagem criativa é uma metodologia ou abordagem educacional que incentiva a participação, a criatividade, a colaboração, o trabalho mão na massa e a exploração livre.  Utiliza metodologias ativas e ferramentas que usam tecnologias digitais e não digitais e propiciam que o aluno se torne ativo e tenha sua curiosidade aguçada. Além disso, o programa tem como princípio a participação do professor como mediador.

Os projetos são trabalhados de modo que incentivem o desenvolvimento de uma ideia em um processo com começo, meio e fim, estimulando o pensamento em longo prazo e a noção de planejamento. 

Todas as crianças nascem com a capacidade de ser criativas, mas essa criatividade não se desenvolverá, necessariamente, sozinha. Ela precisa ser nutrida, incentivada, apoiada. O processo é semelhante ao trabalho de um jardineiro que cuida de suas plantas, criando um ambiente no qual elas possam florescer. Da mesma forma, pode-se criar um ambiente de aprendizagem onde a criatividade floresça. Assim, a sala de aula se transforma em micromundos de aprendizagem, no qual os alunos podem explorar a criatividade e expressar suas ideias de diversas formas. 

“Teremos um conjunto de estratégias para estimular a inovação, a criatividade, a resolução de problemas e a diversão, incentivando a empatia e a colaboração”, explica o Diretor da Escola Champagnat de Presidente Prudente, Gleison Gomes Pimentel.  

Professores se reinventam 

Durante o período de isolamento social, as atividades estão sendo disponibilizadas em ambiente virtual pelos professores. Elas contemplam vídeos, atividades, exercícios e trabalhos interdisciplinares de acordo com o andamento de cada turma. Os professores tem se reinventado para este novo modelo de ensino, inclusive se capacitando para o novo Programa de Aprendizagem Criativa.  

“Os docentes estão bastante envolvidos e comprometidos com este novo momento, dando o melhor de si, com muita criatividade e dedicação”, enfatiza Gleison. 

Voltar