Notícias das Escolas Champagnat | Postado em: 8 dezembro, 2021

Novo Ensino Médio: chegou o momento do protagonismo dos jovens

Decidir que caminho profissional trilhar para a vida, ainda na juventude, logo depois de deixar a escola, é complicado para muitos adolescentes. Nesse sentido, pode ser que as mudanças que virão com o Novo Ensino Médio tirem um pouco desse peso dos ombros dos estudantes.

O novo currículo será implementado progressivamente para a 1a série em 2022. Em 2023, entra em vigor para os estudantes da 2a série e, consequentemente, para a 3a série em 2024. Com uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a reforma ampliará o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1000 horas anuais.

Além dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os jovens poderão optar por seguir alguns dos itinerários formativos: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e formação técnica e profissional. Com os itinerários formativos, que devem tomar ao menos 40% da carga horária, os alunos podem escolher se aprofundar em alguma dessas áreas, segundo o seu interesse.

Na prática, a nova organização curricular se torna mais flexível, enquanto contempla as habilidades e competências da Nova Base Nacional Comum Curricular.

Para Valmir Rogerio Faili, coordenador do Ensino Médio da Escola Champagnat de Presidente Prudente, a mudança torna essa etapa escolar mais atrativa para os jovens. “A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade”, explica.

O Novo Ensino Médio não exclui disciplinas dos currículos. Ele mobiliza conhecimentos de todos os componentes curriculares em suas competências e habilidades e, portanto, torna seu desenvolvimento obrigatório.

“Ele pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil. Isso é possível na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos ou, ainda, em cursos ou habilitações de formação técnica e profissional. A escolha do itinerário formativo será feita pelo estudante de acordo com suas aptidões, curiosidade e projeto de vida”, afirma o coordenador.