Notícias das Escolas Champagnat | Postado em: 12 novembro, 2021

No Dia da Alfabetização, cinco dicas para auxiliar no aprendizado

Como os pais podem ajudar os filhos neste momento?

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado em 14 de novembro. A data, instituída em 1966, é importante para a discussão de um grave problema nacional: o analfabetismo e foi escolhida pelo Governo Federal, pois relembra a criação dos antigos Ministérios da Educação e da Saúde Pública.

A taxa de analfabetismo no Brasil passou de 6,8%, em 2018, para 6,6%, em 2019, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação. Apesar da queda, que representa cerca de 200 mil pessoas, o Brasil tem ainda 11 milhões de analfabetos.

Os números sinalizam urgência em reverter esse quadro, a fim de propiciar educação de qualidade a todos, o que – incontestavelmente – confere cidadania.

A pandemia potencializou desigualdades e não seria diferente no âmbito educacional. Acerca da alfabetização, muitos devem ser os cuidados para que esse momento essencial às demais etapas da escolarização não seja frágil, inconsistente. E isso, por inúmeros fatores.

De acordo com o diretor da Escola Champagnat de Presidente Prudente, Gleison Gomes Pimentel, “dentre todos os desafios que surgiram com a pandemia, lidar com o processo de alfabetização dos filhos foi um dos que mais geraram ansiedade nas famílias”. Logo, deve haver um olhar cuidadoso para as lacunas de aprendizagem serem as mínimas possíveis e passíveis de serem corrigidas, ao longo do bloco do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

A fase da alfabetização representa um dos momentos mais impactantes na trajetória escolar da criança. É uma época de muitas descobertas que podem e devem ser vivenciadas por toda a família. “Por isso, é aconselhável mostrar apoio e evitar demonstrar preocupação excessiva na frente dos filhos, para não influenciar no desenvolvimento e evolução do processo”, explica Gleison.

Vale lembrar que toda nova habilidade requer tempo e prática. Com a alfabetização acontece a mesma coisa. Como, então, ajudar os filhos nesse momento?

Um fator que pode ajudar as famílias é ter consciência de que cada criança tem um tempo de aprendizagem, o qual deve ser respeitado. Os pais podem começar encorajando, incentivando os filhos a lerem palavras, frases, pequenos textos que façam parte do seu contexto social e, aos poucos, de forma natural, será possível desafiá-los a avançar para textos um pouco maiores. Isso tudo, vale ressaltar, num processo agradável, criativo e reflexivo. “Manter uma rotina de estudos, assim como contar histórias, incentivar a escrita de bilhetinhos para a família e propor jogos, como o da memória, também são ações que colaboram para o progresso dos pequenos”, esclarece o diretor.

Cinco dicas de como auxiliar no processo de alfabetização:

1. Leia para a criança: o hábito de contar histórias ajuda os filhos a se interessarem pela leitura e a terem vontade de aprender.
  2. Seja presente: é importante se interessar pelo processo de aprendizagem, acompanhando a criança e estando atento para cada passo avançado.
  3. Valorize as pequenas conquistas: mesmo que a criança não aprenda a ler de uma hora para outra, elogie quando ela aprender a identificar uma letra nova e a formar alguma palavra.
  4. Invista em caça-palavras: alguns jogos verbais são superinteressantes para ajudar a criança a identificar letras e palavras.
  5. Seja modelo de leitor: pais que têm o hábito de ler demonstram para os filhos o prazer da leitura e acabam incentivando as crianças.