Notícias das Escolas Champagnat | Postado em: 19 outubro, 2022

Estudante de Presidente Prudente conquista ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

Quatro alunos da Escola Champagnat foram reconhecidos por resultados conquistados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Felipe Murad Cursino de Moura, do 9º ano do Ensino Fundamental, levou uma medalha de ouro. Guilherme Bacco Marques, também do 9º ano; Júlia Aoyama Achiles de Melo, do 8º ano e Matheus Su Wu, da 1ª série do Ensino Médio, receberam menções honrosas por sua participação na competição.

Nesta edição, as inscrições bateram recorde: foram 3.154.000 participantes, que realizaram provas de astronomia, biologia, física, história e química. A primeira etapa foi realizada de forma presencial, nas escolas, ou em formato digital, em um aplicativo que permite que a prova seja feita sem conexão à internet. Uma solenidade de premiação será realizada no dia 23 de novembro.

Segundo o diretor da Escola Champagnat, Gleison Gomes Pimentel, o resultado é motivo de celebração. “Ficamos muito felizes de comemorar junto aos alunos as conquistas na Olimpíada Nacional de Ciências. Em uma competição tão ampla, em que participam jovens de todo o Brasil, é muito gratificante ver estudantes de nossa Escola Champagnat atingindo ótimos resultados”, afirma.

A Olimpíada Nacional de Ciências

A ONC integra o Programa Ciência na Escola e é realizado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e por mais cinco entidades ligadas à ciência: a SBF (Sociedade Brasileira de Física); a ABQ (Associação Brasileira de Química); o Instituto Butantan; a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Podem participar estudantes do 6o ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

O objetivo da competição é despertar e estimular o interesse dos alunos pelo estudo das ciências naturais; aproximando as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas e incentivando estudantes a ingressarem nas áreas científicas e tecnológicas nas universidades ou nos setores produtivos.