Notícias das Escolas Champagnat | Postado em: 12 maio, 2022

Escola Champagnat recebe projeto Bombeiro na Escola

Além do Corpo de Bombeiros, a escola firmou parcerias com a Polícia Militar e a Guarda Municipal

A Escola Champagnat, de Espírito Santo do Pinhal (SP), fez uma parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo para o desenvolvimento do programa “Bombeiro na Escola”.

A finalidade é despertar na criança o senso de cidadania e responsabilidade social, tornando-o um cidadão melhor e, por consequência, melhorando o convívio na sociedade. O programa atendeu os alunos do 1º e 2º anos em um projeto piloto e os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

“O projeto tem o intuito de formar cidadãos com noções de primeiros socorros e capazes de prevenir e mitigar os efeitos de acidentes domésticos e dar ao menos o devido suporte para casos de emergência, antes da chegada do socorro”, explica a diretora da Escola Champagnat, de Espírito Santo do Pinhal, Viviane Silva.

Parceria com a Polícia Militar

A Polícia Militar promoveu a palestra motivacional “A máquina do tempo” para os alunos dos Anos Finais da Escola Champagnat. A palestra aborda o tema das três fases que um usuário de drogas enfrenta no decorrer do vício, sendo: Curiosidade e Influência, Tragédia Familiar e A Valorização da Vida.

“A palestra mostra situações reais do cotidiano de famílias que lidam com usuários de drogas e levanta questionamentos das pessoas mais importantes da vida de cada ser humano: os pais”, afirma a diretora Viviane.

Parceria com a Guarda Municipal

Com o intuito de estreitar laços com a comunidade, o projeto “Anjos da Guarda” é uma alternativa para levar a Guarda Civil Municipal (GCM) para dentro das escolas. Esse projeto pretende levar informações sobre diversos assuntos pertinentes às crianças como conceitos básicos de cidadania e trânsito, além de outros de caráter preventivo.

A atividade conta com a participação de um profissional de segurança pública (GCM), que está presente na escola para proferir aulas, atividades e palestras em parceria com o Departamento de Educação. O projeto almeja atingir o público a partir dos 8 anos de idade, matriculados preferencialmente do 3º ao 5º ano, em escolas públicas da rede municipal e estadual, além das escolas particulares.