Notícias das Escolas Champagnat | Postado em: 17 março, 2022

Escola Champagnat implementa o Ensino Médio em Espírito Santo do Pinhal

Colégio já está mobilizando os alunos e a comunidade para a implantação em 2023

Etapa conclusiva da educação básica, o Ensino Médio promove uma série de aprendizagens e também de desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

O novo currículo será implementado progressivamente em 2023. Com uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a reforma ampliará o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1000 horas anuais.

Além dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os jovens poderão optar por seguir alguns dos itinerários formativos: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e formação técnica e profissional. Com os itinerários formativos, que devem tomar ao menos 40% da carga horária, os alunos podem escolher se aprofundar em alguma dessas áreas, segundo o seu interesse.

Na prática, a nova organização curricular se torna mais flexível, enquanto contempla as habilidades e competências da Nova Base Nacional Comum Curricular.

“Unimos a prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Deste modo, o aluno é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania”, afirma a diretora da Escola Champagnat, de Espírito Santo do Pinhal (SP), Viviane Silva.

Para a professora, esse jeito de educar engloba a preparação acadêmica e a formação de valores humano-cristãos. “Estamos implementando o Ensino Médio na cidade, porém, carregamos a tradição e o conhecimento na área de educação do Grupo Marista, nosso mantenedor, com resultados excelentes de aprovação nas melhores universidades do país”, frisa a diretora.