Notícias das Escolas Champagnat | Postado em: 22 março, 2023

Dia Mundial da Água: Estudantes de Presidente Prudente celebram com ações de conscientização

Alunos da Escola Champagnat receberam palestras de especialistas

No Dia Mundial da Água, 22 de março, é celebrada a conscientização e importância desse recurso que é vital para os seres humanos e para o meio ambiente como um todo. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil em 2021, o país perde 40,1% de toda água potável captada nos sistemas de distribuição. A porcentagem representa um volume equivalente a 7,5 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçada diariamente.

Por isso, os estudantes da Escola Champagnat de Presidente Prudente contaram com ações e palestras sobre a importância da preservação e uso consciente da água. Matilde Barga dos Santos Lopes, coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), conversou com estudantes do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental e explicou como pequenas ações cotidianas podem ajudar todo o planeta. Na parte da tarde, os alunos assistiram a palestras de Eder Brito e Luciano Oliveira, ambos da Sabesp. Na Educação Infantil,os alunos conheceram na prática a importância da água para as plantas.

Além disso, os estudantes e colaboradores receberam squeezes comemorativos de uso permanente para substituir os descartáveis na escola.  O projeto é intitulado “ Copo descartável – descarte essa ideia” e foi idealizado pelos estudantes da 2a série do Ensino Médio, Maria Clara Matricardi Otani e Michel Abrão Chain de Oliveira Feres.

De acordo com o diretor da Escola Champagnat, Gleison Pimentel, as ações marcam um processo contínuo de conscientização da comunidade. “As crianças são pontos importantes nessa mudança de mentalidade sobre os recursos do planeta. É preciso reciclar e usar com cautela o que temos hoje, para não faltar no futuro, e os pequenos são essenciais nessa conscientização”, afirmou. 

Voltar