Notícias das Escolas Champagnat | Postado em: 20 abril, 2023

Dia do Cuidar: escolas fazem ação em prol da cultura da paz

Escolas Champagnat e Colégios Maristas de todo o país participaram de dinâmicas de escuta e acolhimento em todo país

Na quarta-feira, 19 de abril, os estudantes das Escolas Champagnat participaram de uma ação em prol da paz. Chamado de “Dia do Cuidar”, a iniciativa envolveu mais de 90 mil estudantes de todo o país. Diferentes abordagens, de acordo com a faixa etária de cada turma, foram usadas para promover um momento de acolhimento, respeito e de promoção da cultura da paz.

Os estudantes das unidades de Adamantina, Pinhal, Birigui e Presidente Prudente pararam suas atividades curriculares nesta quarta para participar de dinâmicas e reflexões e depois realizaram registros do que é ser promotor da paz. Entre as ações estavam desenhos, cartazes, poesias e muito amor envolvido nos materiais criados por crianças e adolescentes.

“Foi um momento para analisarmos a importância de todos e como podemos reforçar a escola como um lugar de encontro, convivência, de construção de relações pautadas pela escuta, respeito, amorosidade e acolhimento a todos e todas, principalmente aos nossos estudante”, explica o gerente de Identidade e Missão do Marista Brasil, Irmão Paulo Henrique de Oliveira Soares.

Paz pelo Brasil

Ao todo, mais de 90 mil estudantes se conectaram em todo o Brasil na ação promovida pelos Colégios Maristas e Escolas Champagnat, que teve o propósito de promover a cultura do cuidado. O objetivo foi de compartilhar experiências, fortalecer vínculos e se inspirar para construir um mundo mais humano, solidário e pacífico.

A iniciativa também ultrapassou os muros dos colégios por meio de uma live sobre bullying e o cyberbullying que aconteceu no final da tarde de quarta-feira.