Notícias das Escolas Champagnat | Postado em: 21 junho, 2022

Colégio Sagrado Coração de Jesus de Birigui passa a fazer parte do Grupo Marista

Tradicional instituição de ensino vai integrar a rede Escola Champagnat, já em funcionamento em outras localidades do interior paulista

A cidade de Birigui (SP) foi escolhida, entre diversas localidades analisadas em todo o país, para receber uma nova unidade da Escola Champagnat – marca de educação básica do Grupo Marista.

A escolha de Birigui para a instalação da nova unidade passou por um rigoroso processo regional de análise, que avaliou o perfil da população local e os potenciais da cidade, que estão em constante evolução.

Para atender aos estudantes da região, o Grupo Marista firmou parceria com a Sagrado – Rede de Educação. Desde o início de 2022, as cidades de Adamantina e Espírito Santo do Pinhal, ambas no interior de São Paulo, contam com duas unidades da Escola Champagnat. Presidente Prudente já possui uma unidade desde 2020.

“O objetivo é agregar o melhor das duas instituições, seguindo a metodologia e o carisma Marista, as características locais e acolhendo as boas práticas já desenvolvidas. A base da grade curricular continuará a mesma e haverá aprimoramento contínuo, no processo de formação docente, acesso a novas tecnologias e plataformas educacionais, além de outras novidades”, afirma Rony Ahlfeldt, diretor executivo da Educação Básica no Grupo Marista.

Excelência educacional

A proposta educacional tem foco no estímulo da autonomia e identidade dos alunos. O processo de aprendizagem conta com desenvolvimento teórico, prático e interdisciplinar para os estudantes. No sistema de aprendizagem criativa da Escola Champagnat, os estudantes são estimulados a aprender por meio de projetos de robótica e recursos da Microsoft, como o Minecraft – um jogo que desenvolve a autonomia, a resolução criativa de problemas, a cidadania digital e outras habilidades importantes que contribuem com o aprendizado e desenvolvimento dos alunos.

O sistema de ensino foca na formação voltada para importantes valores universais, como cidadania e respeito na rotina dos alunos, e os professores são qualificados para ensinar, promover e auxiliar os alunos no desenvolvimento interpessoal, prático e lógico em todas as etapas da vida escolar.

A Escola Champagnat é uma das marcas da área de Educação Básica do Grupo Marista, que também conta com os Colégios Maristas e o Marista Escolas Sociais, somando 41 unidades que atendem mais de 30 mil estudantes. As unidades estão distribuídas nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Em São Paulo, o grupo conta com 12 unidades de Educação Básica, entre colégios e escolas sociais. A Escola Champagnat está presente em Adamantina (SP), Birigui (SP), Espírito Santo do Pinhal (SP) e Presidente Prudente (SP).