Notícias das Escolas Champagnat | Postado em: 13 setembro, 2019

O que é uma aprendizagem criativa e colaborativa?

A escola é onde as crianças aprendem a conviver em grupo, a trabalhar em equipe e a criar seus laços afetivos. Além disso, a escola também é lugar para que os jovens desenvolvam suas habilidades, aprendam sobre cidadania, colaboração e trabalhem a criatividade. Pensando nisso, a Escola Champagnat aplica dois conceitos como parte da proposta de ensino: aprendizagem criativa e colaborativa.

Aprendizagem criativa
A aprendizagem criativa busca ressignificar as práticas escolares, por meio da resolução de problemas, fazendo com que nossos estudantes construam seus conhecimentos de forma ativa. Esta metodologia foi desenvolvida por Mitchel Resnick, Saymour Papert em conjunto com o Grupo Lifelong Kindergarten, e a equipe do MediaLab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), com destaque para os 4Ps (project, passion, people and play – que, em uma tradução rápida, significam Projeto, Paixão, Pessoas e Brincar). O conceito da aprendizagem criativa é que o aprendizado será mais efetivo quando há o engajamento por parte do estudante na construção deste conhecimento, bem como a clareza da significação do mesmo.

Aprendizagem colaborativa
Entendemos que a aprendizagem se torna muito mais significativa quando marcada por um processo coletivo, que tem como base a interação, colaboração e participação ativa dos alunos. Proporcionamos um ambiente em que nossos estudantes tenham a oportunidade de crescer juntos, aprendendo e contribuindo com o aprendizado do próximo. O educador se coloca como mediador das aprendizagens, das relações, dos tempos e dos espaços, propiciando uma aprendizagem proativa e investigativa, com ênfase na aplicabilidade do conhecimento, sempre com respeito aos valores maristas.

Quer saber mais sobre nós e nossa metodologia? Fale com a gente!