Ensino Médio | Postado em: 10 setembro, 2019

Vida de estudante: Dicas para uma boa redação

Se você está no Ensino Médio, já deve estar se preparando para os vestibulares que vai prestar e as demais provas que vêm por aí, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. O Enem é considerado o maior vestibular do país e sua prova de redação é a mais esperada pelos estudantes brasileiros. Para escrevê-la, é preciso prestar bastante atenção, pois é necessário passar credibilidade, expressar suas ideias e argumentar o assunto de maneira correta. Pensando nessa etapa tão importante das provas, aqui vão algumas dicas para uma boa redação!

Modelo da redação

Primeiro, tenha em mente o modelo da redação, que costuma ser dissertativo-argumentativo. O objetivo desse tipo de texto é convencer (ou tentar convencer) o leitor, por meio de uma tese ou ponto de vista. O estudante precisa defender essa tese com argumentos consistentes e, além disso, o conteúdo escrito precisa ser coerente com a realidade e dentro do tema proposto.

Trabalhando o tema da redação

Um dos assuntos mais aguardados do universo dos estudantes é o tema da redação do Enem. Afinal, todo ano é escolhido um tema relativamente polêmico e complexo, de impacto nacional. Veja abaixo alguns dos temas de redação pedidos em anos anteriores no Enem:

2014: Publicidade Infantil em questão no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

E para 2019, o que esperar? Os temas escolhidos têm como característica a preocupação com questões da atualidade e com a ideia de criar um espaço para a reflexão. Por isso, seja um estudante informado e construa suas próprias opiniões e argumentos sobre os mais diversos assuntos atuais!