#Giro pela prova de redação do Enem 2020

Confira nossas dicas para se preparar para esta etapa

A diferença entre assunto e tema

Por que entender a diferença entre assunto e tema é muito importante? 

O tema é um recorte do assunto que é amplo, portanto, fique ligado: não fale da ideia geral. 

Por exemplo, “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” foi o tema da redação do Enem em 2019. Numa visão mais ampla, aborda-se a democratização da cultura no país, tendo como centro da discussão o cinema. Foque no tema!

Você deve direcionar e contextualizar para construir seu ponto de vista em relação à democratização do acesso ao cinema no Brasil e, em seguida, criar argumentos para sua tese.

O que significa fugir ao tema?

Se você, na proposta de 2019, discutisse as características do cinema brasileiro, ou comparasse o cinema brasileiro com o americano, não estaria tratando da democratização do acesso ao cinema no Brasil. Se isso ocorresse, com certeza, a avaliação seria zero.

Como não tangenciar?

Tangenciar nada mais é do que fuga parcial.  É quando você até iniciou uma discussão sobre o tema, mas tomou rumos diferentes. 

Por exemplo, se você deve discorrer sobre a democratização do acesso ao cinema no Brasil e não aborda especificamente do Brasil, com certeza perderá muita nota por isso, portanto fique ligado a esses detalhes importantes. 

Lembre-se de utilizar ferramentas simples depois da construção do seu texto. 

Perguntas para se fazer:

Qual o tema da proposta? Foquei nesse tema? Qual o problema? Quais fatores fazem dele um problema? Existem culpados? Quais? Por que não se resolve?

Criei uma tese que vai garantir bons argumentos?

E por falar em tese…não perca as dicas na próxima edição!

Voltar