Ensino Médio | Postado em: 4 novembro, 2020

Como manter a calma para o ENEM 2020?

A respiração é uma aliada poderosa para controlar a ansiedade

Muitos estudantes temem a prova do Enem por a considerarem bastante estressante. Não sem razão, pois é uma prova onde se depositam grandes expectativas. Tantas emoções, se não forem compreendidas e significadas,  podem  atrapalhar o desempenho do estudante no exame. De repente, todo o tempo de dedicação e estudo podem  fugir da memória em função do medo ou da ansiedade. 

Para evitar que situações como essas aconteçam, uma dica simples, mas muito eficiente, é inspirar e expirar.

Mantendo o equilíbrio com a respiração

Seja antes, ou durante a prova,  controlar a respiração é uma das melhores maneiras de acalmar a mente, como já foi comprovado por diversos estudos neurocientíficos. Ao se concentrar no ar que entra e sai pelo nariz, é possível encontrar tranquilidade e esvaziar a mente. 

Isso acontece porque a ansiedade nos faz respirar rápido de forma rasa e, ao controlar a inspiração, o corpo volta ao equilíbrio. Além disso, ao prestar a atenção na respiração, é mais fácil focar no momento presente e minimizar a ansiedade.

É possível se surpreender com o desenvolvimento de uma técnica tão simples. Inspirar e expirar podem contribuir para encontrar calma, organizar os pensamentos e conectar-se melhor consigo mesmo. Mas, é claro, a técnica deve ser praticada, pois é preciso se familiarizar com ela; quanto mais acostumado se estiver, mais natural e benéfica será sua aplicação. Então, que tal começar agora?

Voltar