Adolescência | Postado em: 28 novembro, 2022

Como escolher a melhor escola para seu filho cursar o Ensino Médio?

O Ensino Médio é um período decisivo na vida dos jovens. Principalmente quando chega a terceira série e a escolha da carreira, uma das mais importantes da vida, precisa ser concretizada. É a hora em que uma vida inteira de aprendizado é colocada em prova na hora de prestar os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não é à toa que existe uma preocupação grande dos pais e familiares com a escolha da melhor escola para esse momento.

Já no começo do Ensino Médio, é preciso levar essas inquietações em consideração na hora de decidir. Afinal, os três anos dessa etapa da educação são fundamentais para preparar os jovens para a entrada no ensino universitário e no mercado de trabalho. Assim como na Educação Infantil, é importante que a escola ofereça bem-estar e segurança a seus alunos, mas nessa fase final o foco se volta para potencializar ainda mais as habilidades de cada estudante e auxiliá-los a conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior.

Listamos alguns aspectos que, quando observados, podem ajudar os pais a escolher a melhor opção de ensino para os seus filhos e realizar a matrícula na escola ideal.

1. Adaptação ao Novo Ensino Médio

Com a aprovação do Novo Ensino Médio, adaptações no contexto escolar foram necessárias para efetivar esse novo formato de aprendizagem. O aluno tornou-se protagonista de suas escolhas para a construção de conhecimento e as escolas tiveram que ampliar a carga horária, reformular a grade curricular e estruturar os itinerários formativos, conjunto de disciplinas, projetos e outras iniciativas separadas por áreas de conhecimento, a serem escolhidos pelos alunos.

É muito importante checar se a escola conta com a infraestrutura necessária para comportar todas essas adaptações da melhor forma possível. Ela precisa contar com profissionais em número suficiente, aulas que integram diferentes áreas do conhecimento, uso de tecnologia e itinerários formativos bem estruturados, com as habilidades e competências trabalhadas bem definidas.

1. Formação cidadã

Assim como a família, a escola tem um papel importante na formação dos jovens como cidadãos. É na escola que eles são inseridos em círculos sociais e potencializam suas capacidades intelectuais, ampliando sua compreensão dos conceitos de valores, normas sociais e convivência democrática.

Como local de construção de conhecimento, as boas escolas devem buscar preparar seus alunos para a vida em sociedade, para desenvolver suas qualidades, olhar de forma crítica para os problemas do mundo que os cerca e para serem capazes de apontar soluções para eles, percebendo-se como integrantes e agentes transformadores deste ambiente.

1. Aprovação em processos seletivos para o ensino superior

Uma formação cidadã e solidária é importante, e tanto quanto ela é o bom desempenho dos estudantes da instituição de ensino nos vestibulares e no Enem. É preciso que o aluno consiga, a partir do que aprendeu na escola, transformar em realidade o seu projeto de vida seguindo adiante na carreira escolhida.

Para ajudar na decisão da melhor escola para o seu filho cursar o Ensino Médio, uma dica é ficar de olho nos números de aprovação das instituições que estão sendo consideradas. Considere esse quesito em conjunto com todos os outros critérios que julgar necessários.

1. Infraestrutura e tecnologia

A instituição de ensino que você está avaliando integra a tecnologia às aulas? Considera a tecnologia em sua grande importância para o mundo atual? Além do ensino regular, existem recursos como plantão de dúvidas e aulas práticas ou extras? Esses são fatores que podem tornar a escola mais preparada para atender as demandas atuais do ensino.

Vale analisar a grade curricular, os espaços físicos, o material didático e a qualificação dos profissionais da instituição.

Ensino Médio de qualidade

Entre as escolas focadas em oferecer um Ensino Médio de qualidade estão as Escolas Champagnat, localizadas em Adamantina, Birigui, Espírito Santo do Pinhal e Presidente Prudente. Há mais de 200 anos, o Grupo Marista trabalha na formação de indivíduos protagonistas, éticos e preparados para liderar iniciativas que fazem a diferença nas comunidades em que estão inseridos.

Um Ensino Médio com excelência acadêmica e ambientes adaptados para as melhores práticas pedagógicas faz parte da visão de educação adotada nas Escolas Champagnat e garante os melhores resultados no Enem e nos vestibulares, aproximando ainda mais os jovens das melhores universidades do país.

Agende uma visita e conheça mais sobre a proposta Champagnat.