Ciências Humanas no ENEM 2020: Como se preparar?

O pensamento crítico é essencial na realização da prova

A prova do ENEM é muito bem construída! Por ser fundamentada nas competências das áreas que pretende avaliar, a prova do ENEM é muito coerente. As questões são construídas de maneira inteligente e amarradas umas às outras pela “espinha dorsal” das habilidades. É uma prova extensa, de fato, e sua resolução é bastante cansativa, mas sua construção primorosa privilegia o estudante disposto a pensar.

Confira nossas indicações

Por vezes, esperamos “dicas” milagrosas ou “macetes” para memorizar conteúdos que possam nos ajudar na hora da prova, mas a melhor orientação é: pense! 

Resolver as questões da prova de humanas é equivalente a participar da reforma de uma casa: você não sabe exatamente qual ferramenta vai precisar, então deve levar todas as que você possui. Quando iniciar a resolução da prova, leia com atenção os enunciados de todas as questões, sem preguiça. Eles trarão pistas importantes sobre o caminho que você deve tomar para encontrar a solução. 

Em seguida, leia as alternativas propostas e pense: o que a história pode me dizer sobre isso? E a geografia? E a sociologia? E a filosofia? Estes componentes são as ferramentas da sua caixa. A aplicação de seus conhecimentos específicos a cada afirmativa encontrada na questão lhe indicará a resposta certa. E, é claro, sempre recorra à interpretação do texto, quer ele esteja retratado em forma de uma imagem, uma charge, a reprodução de um trecho de poesia ou um texto em prosa. Sem a habilidade básica da leitura dos textos, a prova de ciências humanas pode se tornar muito complexa. 

Voltar