Dicas | Postado em: 17 dezembro, 2020

Educação Física também é questão do Enem

Apesar da característica voltada para as atividades práticas, várias questões sobre a temática da educação física estão presentes na prova do ENEM. Estar atento aos conteúdos dessa disciplina e aos significados que o esporte e as práticas corporais assumem na sociedade é fundamental para conseguir esses pontos. 

As questões sobre Educação Física, pertencente a área de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, estarão presentes no 1º dia de provas. De acordo com as provas dos anos anteriores são entre 4 e 5 questões com essa temática, por isso é necessário estar antenado em como o conhecimento relacionado à Educação Física pode ser cobrado na prova.

As principais habilidades cobradas referentes a Educação Física são: reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas (habilidade 10), reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social (habilidade 9) e reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos (habilidade 11).

Essas habilidades aparecem em questões abordando conteúdos relacionados a saúde e exercício, estética e corpo, práticas corporais e sociedade, danças e ginástica. É importante destacar que as questões problematizam um significado cultural dessas temáticas. 

Os diferentes preconceitos presentes nas práticas corporais e esportivas, a influência das mídias nas atividades que praticamos e a importância do lazer no nosso cotidiano podem estar presentes dentro dessa concepção, trazendo o perfil interdisciplinar característico da prova do ENEM. 

Apesar do esporte ser um tema de grande presença nas práticas da Educação Física, os aspectos técnicos, de regras e táticas das modalidades atualmente não são abordados nas questões. 

A interpretação de texto aliada a uma compreensão ampla da educação física são fundamentais para responder corretamente essas questões. 

Voltar