Dicas | Postado em: 23 março, 2020

7 dicas preciosas para utilizar o tempo com sabedoria

Com organização, é possível manter um ritmo de estudo sem deixar de lado as atividades de lazer

Muitas vezes, é difícil encontrar tempo em meio à rotina diária para equilibrar a atenção para os estudos, o lazer e a família. Porém, com um pouco de organização, é possível viver de forma mais tranquila, priorizando o que é necessário em cada momento sem deixar nada de lado. O início do ano é um bom momento para refletir sobre formas de ministrar o tempo com sabedoria.

Com o começo do ano letivo, aconselha-se adotar ferramentas como agendas e planners, que podem ajudar a visualizar as responsabilidades. O coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Paranaense, de Curitiba (PR), Marco Antonio Boin, aconselha os estudantes a adotarem um ritmo de estudo com o objetivo de trazer organização e, assim, conseguirem tempo para realizarem outras atividades, como esportes e lazer.

“Esse comportamento será muito importante na organização da futura vida universitária e adulta, que requer muita organização e disciplina”, salienta Boin.

O coordenador sugere que, diariamente, os alunos revisem todas as matérias estudadas no dia. Por exemplo, se ele teve aulas de Matemática, Física, Língua Portuguesa e História, devem retomar o estudo delas em casa, depois de comer e descansar.

Esse hábito, ressalta o coordenador, ajuda o aluno a ter contato diário com os conteúdos trabalhados, tendo assim um índice melhor nas suas aprendizagens.

“Na prática, ele deixa de estudar somente na véspera das provas e está sempre preparado para as atividades avaliativas solicitadas, precisando apenas de uma revisão no dia anterior”, explica.

VEJA ALGUMAS DICAS PARA ORGANIZAR O TEMPO:

1. Estabelecer uma rotina diária, ou seja, faça um cronograma de todas as atividades que serão realizadas durante o dia;
  2. Programe tempo de lazer e descanso, equilibrando a dedicação com os estudos com períodos de diversão;
  3. Otimize o seu tempo, analisando sobre os melhores momentos para fazer algo, respeitando eventuais momentos de cansaço para descansar;
  4. Uma boa alimentação e atividades físicas são necessárias para o bem estar, por isso, é necessário colocar esses “compromissos” no papel;
  5. Ter um local adequado para seus estudos, como uma escrivaninha ou uma mesa é o ideal. Não dá para ficar estudando na cama ou no sofá, isso é um convite para aquela soneca!
  6. Desligar os aparelhos eletrônicos, principalmente o celular (redes sociais), pois mesmo estando no silencioso, causa desconcentração. O computador e tablets devem ser destinados para pesquisas;
  7. Não fazer das atividades um fardo a ser carregado, pois, com uma boa organização, é possível realizar tudo que precisa sem estresse.