Dicas para os pais | Postado em: 18 maio, 2020

Como lidar com o tédio de ficar em casa?

Veja algumas dicas de como aproveitar o tempo de forma criativa

Quem é mãe ou pai possivelmente já ouviu a frase: “não tem nada pra fazer!”. Para os pais, pode ser um verdadeiro desafio entreter os pequenos, por outro lado, se trata de uma oportunidade de deixar aflorar a criatividade e inventar atividades diferentes. Quando são expostas ao tédio, é comum também que as próprias crianças descubram novas brincadeiras.

Veja algumas formas de aproveitar o tempo livre neste período em casa:

Brincar com animais de estimação
Que criança não gosta de bichinhos? Se você tem algum cachorro, gato, coelho ou outro animalzinho em casa, é um bom momento para incentivar o seu filho a interagir, aproveitando o tempo com qualidade. Também é válido encorajá-lo a dar comida, colocar água limpa e fazer carinho.

Dê tarefas
Desde pequenas, as crianças podem ajudar com pequenas tarefas domésticas. Você pode pedir para que ele o ajude a tirar pó dos móveis, varrer cômodos ou arrumar o quarto, guardando os brinquedos no lugar certo.

Faça parte da brincadeira
Tem momentos que as crianças gostam de brincar sozinhas, e isso é benéfico, mas em outros ela vai gostar que a família participe. Você pode sentar no chão com o filho e esperar que ele sugira alguma brincadeira, ou então pode propor alguma atividade criativa, como desenhos, recortes e pinturas. Outras sugestões são bingo, quebra cabeça, forca, memória, jogo da velha, mico e stop.

Proponha atividades manuais
Além de divertido, fazer artesanato desenvolve habilidades psicomotoras importantes na infância. Por isso, é a hora de convidar o filho para construir algum brinquedo com materiais recicláveis, ou fazer um quadrinho para decorar o quarto com itens que podem ser reaproveitados com o que se tem em casa, como papelão e potes vazios de shampoo.

Cozinhem juntos
Selecione uma receita para realizarem juntos, uma sugestão são os biscoitinhos em formatos divertidos, utilizando forminhas ou modelagem manual.

Rotina é importante
As crianças ficam mais tranquilas quando sabem o que vai acontecer, por isso manter uma rotina de horários mesmo sem aulas é essencial para que seu filho se acostume mais facilmente ao período em casa.

Voltar