Dicas para os pais | Postado em: 16 setembro, 2019

6 dicas para incentivar seu filho a ler

As crianças de hoje estão cada vez mais ligadas ao mundo digital. Tablets, celulares, vídeo games e o que mais tiver uma tela brilhante e colorida captura a atenção dos pequenos. É um grande desafio para as famílias dessa geração conseguir estimular outros hábitos nos filhos. Então, o que fazer para vencer essa onda tecnológica e incentivar seu filho a ler?

O incentivo à leitura começa em casa

É provável que seja uma tarefa árdua, mas que, com o passar do tempo, se torne um prazer para todos. O importante é que a criança receba esse incentivo aos poucos, sempre atrelado a coisas que ela goste e assuntos pelos quais se interessa.

Dito isso, vamos listar algumas dicas para que você e sua família possam compartilhar um gostoso momento de leitura:

Para que crianças comecem a ler, primeiro, é preciso que elas tenham acesso a livros

Comece comprando livros e criando espaço para guardá-los dentro de casa. Uma estante ou um baú, o importante é que exista um cantinho para eles. Faça com que o acesso seja fácil para as crianças.

Vá com seu filho a ambientes de leitura

Livrarias, bibliotecas ou sebos. Tudo que auxilie na percepção da importância desse hábito é válido!

Não tente impor, deixe que a criança escolha

Como é um hábito que ainda não existe para ela, deixe que crie a autonomia de escolher o que pareça interessante para seu gosto. Lembre-se, é aos poucos.

Que tal uma boa história antes de dormir?

Além de ser um momento de união, ouvir alguém ler pode ajudar a criança a criar memórias afetivas relacionadas àquele momento ou história. Experimente!

Jamais utilize a leitura para castigar

Queremos incentivar seu filho a ler e não fazer com que a leitura se associe a lembranças ruins. A leitura tem que ser um prazer e não uma punição.

Proponha que leiam, juntos, o mesmo livro

Às vezes, crianças gostam de se sentir adultas. Combine momentos, capítulos e páginas para lerem simultaneamente. Pergunte, ouça e conversem sobre!

Ler alimenta a imaginação, desenvolve pensamento crítico e explora o ser criativo que habita em todos nós. Um livro pode mudar o mundo! Lembre-se dessas dicas.

Gostou desse conteúdo? Você pode ler mais clicando aqui!

FONTES: Pais e Filhos, Revista Crescer