Notícias das Escolas Champagnat | Postado em: 27 setembro, 2022

Crianças fazem ação de conscientização ambiental com arte no Parque do Povo

Na manhã desta segunda-feira (26), o Parque do Povo ficou mais colorido. Isso porque 30 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Champagnat, de Presidente Prudente, realizaram uma intervenção artística de conscientização ambiental no local. Eles pintaram os bueiros para informar sobre os impactos do lixo sobre os rios. A ação foi feita em parceria com a ONG Rede Amor e Esperança.

A atividade foi marcada em data próxima ao Dia Mundial dos Rios, comemorado no último domingo do mês de setembro, e a ideia veio de conteúdos vistos no Projeto de Intervenção Social (PIS) desenvolvido pelos alunos. Anualmente, as turmas escolhem um tema e o exploram de forma didática, pesquisando e construindo uma ação que possa contribuir para transformar a realidade de alguma forma.

Neste projeto, os alunos desenvolveram um estudo sobre os rios da região e os impactos causados pelo lixo no meio ambiente, mais especificamente nos rios. “As crianças são peças fundamentais quando pensamos sobre a construção de um mundo melhor e mais sustentável, e é muito importante que desde pequenos os alunos tenham consciência sobre o papel que elas podem desempenhar nessa construção”, pontua Gleison Gomes Pimentel, diretor da Escola Champagnat.

As pinturas coloridas realizadas pelas crianças sinalizam os bueiros e pedem que o lixo não seja jogado no parque. Além de causar entupimento que pode levar a enchentes, o acúmulo de lixo nos bueiros contribui com a poluição de rios e córregos. Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA) de 2019, o Brasil tem cerca de 83.450 quilômetros de rios poluídos em seu território.